domingo, 15 de agosto de 2010

Eu vi - A Origem

Não podia perder mais tempo, e fui logo conferir a novidade da Warner com o notabilíssimo Nolan.

A Origem
Título Original: Inception
País de Origem: EUA / Reino Unido
Gênero: Ação / Romance
Tempo de Duração: 142 minutos
Estréia no Brasil: 06/08/2010
Site Oficial: Site
Estúdio/Distrib.: Warner Bros.
Direção: Christopher Nolan


Sinopse

Don Cobb (Di Caprio) é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como chance para se redimir, Cobb terá que, em vez de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito. Mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos. Somente Cobb é capaz de saber o que está por vir.

Eu acho que um bom filme é aquele que no final, deixa você com um turbilhão de sentimentos para processar.

Tudo que fez o diretor foi certeiro, ele conseguiu encontrar as pessoas certas para os trabalhos certos. Aliás, o próprio Nolan é o grande acerto do filme. Dono de uma carreira curta mas invejável (O Cavaleiro das Trevas , Amnésia, Insônia, Batman Begins e outros) ele é um diretor que será sempre lembrado quando, no futuro, comentarem sobre grandes nomes do cinema. O trabalho em dobro que ele teve em A Origem (também é roteirista) é simplesmente incrível. Esse foi o melhor filme que vi esse ano. Diga-se de passagem, estava perfeito em tudo, o efeitos visuais não foram economizados. Impressionante. Eu costumo muito pensar na sensação que tenho em relação a duração do filme. Por exemplo, o filme me deu a sensação de ser longuíssimo, mas não foi cansativo, o tempo todo me manteve interessada em saber mais, entender mais.

Leonardo DiCaprio arrasou. Assino na idéia em que esse é o tipo de personagem que Di caprio deveria sempre fazer, como em Diamante de Sangue e em Ilha do Medo.Tem uma cena em que Gordon-Levitt se movimenta dentro de um hotel sem gravidade, praticamente o clímax do filme! O restante do elenco, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Marion Cotillard e Ellen Page fazem o bom trabalho habitual. O filme até joga uma ponta especial para Michael Caine (é impressão minha ou ele sempre está nos filmes desse diretor?), em algumas rápidas mas importantes aparições.

Um sonho dentro de um sonho dentro de um sonho… E cada sonho possui um custo de tempo diferente. É fácil para qualquer um ficar confuso no final do filme. Mas conseguiram fazer um produção limpa, clara, facilitou e muito o entendimento do filme. Este filme não vai agradar a para todos. Não sou uma critica reconhecida nem nada, mas me considero uma. Tento passar minhas emoções me relação ao que vejo. E repito, esse filme não vai agradar a todos, mas acho ele genial. Se você vai assistir esperando que o próprio filme vai te explicar os acontecidos, vai tirando o cavalinho da chuva, não faz o estilo de Nolan, ele é do tipo “para bom entendedor meia palavra basta”.

Conhecer um pouco dos personagens

Por se tratar de uma história com várias camadas e com passagens de tempo diferentes em cada camada é importante conhecer os personagens para não se perder..


Dom Cobb – O Extrator (Leonardo DiCaprio)
Cobb é o líder da equipe


Mal Cobb – A Sombra (Marion Cotillard)
Mal é a esposa de Cobb.


Ariadne – A Arquiteta (Ellen Page)
No filme, o arquiteto é o responsável por criar – literalmente – o mundo dos sonhos.


Arthur – O Armador (Joseph Gordon-Levitt)
Braço direito de Cobb.


Eames – O Falsificador (Tom Hardy)
Seu trabalho de falsificador é de vital importância para o andamento do plano


Robert Fischer – O Alvo (Cillian Murphy)
Robert é filho de Maurice Fischer, um mega-empresário dono de uma corporação da indústria de eletricidade


Saito – O Turista (Ken Watanabe)
Saito é quem contrata Cobb para implantar a idéia n’O Alvo.

Termina assim

Após conseguirem completar a missão, tudo ocorre como o planejado: eles desembarcam no aeroporto e Saito consegue retirar as acusações de Cobb, que finalmente consegue reencontrar com seus filhos. Mas para ter certeza de que não se trata de um sonho, ele gira o pião (o seu totem). Mas tomado pela emoção do reencontro ele vai abraçar os filhos, enquanto a câmera foca no pião girando. Ele começa a perder o equilíbrio e o filme acaba com o pião ainda em pé. Pra quem não se lembra um totem é um objeto que a pessoa que irá invadir um sonho deve carregar consigo. As reais dimensões desse objeto só pode ser conhecido por esta pessoa, pois o totem é o responsável por fazer o discernimento do que é real e o que é um sonho. O pião de Cobb (que na verdade pertencia a sua esposa) gira continuamente no mundo dos sonhos e no mundo real é apenas um pião comum.

Com o corte do filme ainda com o pião rodando, mas perdendo o equilíbrio, muitos acreditam que Cobb não conseguiu sair do limbo. O que tornaria toda a sequência final, com o desembarque do avião e o reencontro com seus filhos, ainda parte de um sonho. Eu não acredito nessa teoria, pra mim eles conseguiram implantar a idéia em Robert e o que vamos ali é sim a realidade. Uma prova é que sempre que vemos Cobb no mundo dos sonhos ele usa a sua aliança de casamento. No avião, antes de serem sedados, a câmera dá um close na mão dele e não vemos a aliança. Nas cenas seguintes, dentro do sonho, podemos notar que ele está usando o anel. Outra prova é pelo fato de que ele finalmente pôde ver os rostos dos filhos. Lindinho por sinal.
Não tenho Alfinetada :)
Adorei o Filme


by Deise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails